Semana do Reggae na Maresia.
Moda
11 de Julho de 2016
maresia
Reggae
roupas de reggae
história do reggae
reggae no brasil

Você sabe, a gente é uma marca que tem o Reggae correndo nas veias, assim como o surf. E esse ritmo permeia todas as nossas coleções. Como assim? A gente tem o Reggae como tema fixo em nossas criações e toda coleção possui uma “cota” de peças que levam o Reggae e seus elementos como protagonistas.

Sejam as estampas do Bob, sejam letras de músicas, sejam nas cores do Reggae, ele está sempre ali: nas camisetas, nas bermudas, nos tênis, nos chinelos, nos cintos, nos moletons, nas camisas polo, nos bonés e em nossos ouvidos durante o processo coletivo.

Adotamos o Reggae, assim como adotamos o surf e o skate. Então, bora falar de Reggae? Bora entender melhor esse ritmo, suas influências, seu surgimento, seus grandes nomes? Let’s go!

História

Esse ritmo musical tem a sua origem na Jamaica e se espalhou pelo mundo na década de 70, sob grande influência do legendário Bob Marley e Jimmy Cliff. O ritmo suave e contagiante foi influenciado por muitos outros, basicamente é um mistura da música folclórica Jamaicana, ritmos africanos, ska e calipso.

O Reggae também recebeu fortes influências do movimento Rastafari, que acreditam na ideia de que os afrodescendentes devem superar suas dificuldades por meio do engajamento político e espiritual.

Muitos nomes influentes do Reggae começaram a surgir na década de 50, como Bob Andy, Johnny Osbourne, Delroy Wilson, Burning Espear e bandas como The Wailers, Skatalities e Desmond Dekker. Mas foi somente nos anos 70 que o negócio pegou fogo mesmo.

Bora relembrar uns clássicos?

https://www.youtube.com/watch?v=FscIgtDJFXg

Bom, né? O mais legal é que o Reggae começou a influenciar outros gêneros da música, como o Rock. Bandas como Rolling Stones começaram a criar arranjos com um pezinho no Reggae e o resultado, oh:

Aqui no Brasil, temos vários exemplos. O Reggae começou forte em São Luís, capital do Maranhão, e influenciou músicos como Roberto Gil, Jorge Ben Jor. Depois surgiram bandas como Cidade Negra, Tribo de Jah, O Rappa, Natiruts etc. Sem falar das bandas de rock que também aderiram ao Reggae, como os Paralamas do Sucesso. E o que dizer de Charlie Brown Jr., hum?

Sem mais,

 

Texto: Juliana Duarte

Fotografia: Lucas E. Matos e Hudson Santiago

Estilista: Luís Gioia